Fórum discute Tecnologia e Inovação e Rede de Disseminação, Informação e Capacitação

Ascom Sedetec

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Sergipe realizou no último dia 15, mais uma reunião com os seus representantes. Desta vez, os Comitês Temáticos debatidos foram ‘Tecnologia e Inovação’ e ‘Rede de Disseminação, Informação e Capacitação’.

O primeiro comitê contou com a presença da responsável do Núcleo Estadual de Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, Érika Santana. Ela apresentou o Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), projeto formado pelo convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SEBRAE, com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas industriais sergipanas na agenda de inovação.  “Serão contempladas nesta etapa inicial, 180 micro e pequenas indústrias de setores da Construção Civil; Alimentos e Bebidas; Têxtil e Confecções; Minerais Não Metálicos; Petróleo e Gás; Tecnologia da Informação; Metal Mecânica e Madeira e Móveis”, detalhou Érika.

Ainda no comitê de Tecnologia e Inovação foram apresentados o III Simpósio Internacional de Inovação Tecnológica, a III Oficina de Propriedade Intelectual e a III Mostra de tecnologias em Petróleo, Gás e Energia, que acontecerão no Centro de Convenções de Sergipe, nos dias 22 e 23 de agosto de 2011, com apoio da Sedetec, da Fapitec e do Sergipetec. Em seguida, o técnico da Sedetec, Márcio Monteiro, coordenou o segundo comitê do dia, no qual foi rediscutida a proposta de realização de mutirões em Estância e no bairro Santa Maria, em Aracaju, com o apoio dos Agentes de Saúde da Família, utilizando atendentes treinados pelo SEBRAE. “Teremos também outra etapa que será definida após uma nova reunião do Grupo de Trabalho, coordenado pela Consultora Ângela Goes, com data a ser marcada”, acrescentou.

Por fim, Márcio apresentou algumas das sugestões apontadas por representantes do Fórum Regional e que serão encaminhadas ao Fórum Permanente da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), como a proposta de registrar os Empreendedores Individuais com apoio dos Agentes de Saúde da Família, a luta para aprovar a Lei Estadual atribuindo aos fabricantes de óleos lubrificantes envasados em embalagens plásticas o recolhimento e destinação pós uso para a reciclagem e uma proposta que será feita à Receita Federal do Brasil para que ela que adote o Código de Barras nos seus boletos, dentre outras questões.

468 ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *