Bloco “Pirata: tô fora!” desfila no Galo da Madrugada
O Bloco “Pirata: tô fora” participou no sábado, dia 18 de fevereiro, do desfile do Galo da Madrugada. Mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o Galo que é o maior bloco de carnaval de rua do mundo. Durante a passagem do Bloco “Pirata: tô fora1”, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil e promotores da campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” distribuíram mensagens de conscientização aos foliões que foram alertados para os riscos e prejuízos que a pirataria causa ao País.
A ação durante a passagem do Galo da Madrugada integra a campanha “Pirata: tô fora! Só uso Original”, que é uma realização do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita) e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ).
A concentração do Bloco “Pirata: tô fora!” começou às 7h00. Os promotores e Analistas-Tributários aproveitaram a chegada dos foliões para distribuir mensagens contra a pirataria e a favor da valorização das ideias, produtos e atitudes originais. Dois trios elétricos animaram os foliões do Bloco, que iniciaram o desfile por volta das 10h, passando pelas ruas do centro do Recife. Por mais de cinco horas o Bloco “Pirata: tô fora!” animou os foliões que invadiram as ruas do Recife no sábado de carnaval. Comandando o Trio Energia os músicos da Banda Seu Januário também destacaram a necessidade de valorização da originalidade e chamaram a atenção para os prejuízos que a pirataria causa para músicos, compositores e a todos os envolvidos com o setor.
A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, ressaltou a importância da campanha que é a principal iniciativa em execução no País de conscientização da população para os riscos e prejuízos causados pela pirataria. Ela aproveitou para agradecer o empenho dos Analistas-Tributários que colaboram com a campanha durante o carnaval. “Essa ação é fundamental para que o País avance de forma definitiva na luta contra a pirataria. O que queremos com as ações realizadas no carnaval é mostrar para a sociedade que quando se valorizam as ideias, os produtos, os artistas e a cultura local todos saem ganhando. Nosso principal objetivo é justamente mostrar que é preciso valorizar a originalidade”, disse.
O diretor do Sindireceita, Thales Freitas, que coordenou as ações da campanha no carnaval em Pernambuco, também agradeceu o apoio dos Analistas-Tributários e ressaltou que a escolha de Recife e Olinda para a promoção das ações contra pirataria foram motivadas pela característica única de seu carnaval. “É preciso que a sociedade entenda que temos que valorizar a originalidade de nossos artistas, músicos, compositores e reconhecer a importância de manifestações únicas como frevo e o maracatu. Essa valorização integra o esforço de conscientização da população contra a pirataria”, disse.
As ações da campanha “Pirata: tô fora! Só uso original” também contaram com o apoio do diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Geraldo Seixas, do secretário geral adjunto do Conselho de Ética do Sindireceita Glauco Terra, do secretário de Finanças da Delegacia Sindical do Sindireceita em Recife/PE, Luis Lira e do Analista-Tributário Victor Ferrari que fez uma participação especial na Banda Seu Januário, durante a passagem do Bloco “Pirata: tô fora!” pelo centro de Recife.